FITescola | Treino de força e autoeficácia de adolescentes com excesso ponderal
19030

30 Nov Treino de força e autoeficácia de adolescentes com excesso ponderal

As consequências do excesso de peso na saúde física dos adolescentes estão bem documentadas. Contudo, menos atenção tem sido dada ao impacto na saúde psicológica. Por norma, o exercício aeróbio é o mais recomendado para adolescentes com obesidade, porém este tipo de exercício não lhes dá a mesma oportunidade de competir com os seus pares com peso normal devido à elevada exigência física e fisiológica. Por este motivo, o exercício aeróbio, é evitado pelos adolescentes com excesso de peso ou obesidade. Em alternativa, o treino de força promove inúmeros benefícios. Por exemplo, aumenta a força e melhora a composição corporal, assim como no domínio psicológico incrementa o autoconceito através da melhoria na autoeficácia.

Avaliar os efeitos de um programa de treino de força, na composição corporal, força e autoconceito foi o objetivo de uma investigação que envolveu 56 rapazes adolescentes com excesso de peso que durante 6 meses realizaram semanalmente três sessões de 75 minutos de treino de força. [ler mais]
Os resultados obtidos indicaram melhorias relevantes na autoeficácia relacionada com o exercício, autoestima e força. Uma das razões sugeridas para estes resultados é que o treino de força permite que um adolescente com excesso de peso se sinta tão competente como os seus pares com peso normal, com o consequente efeito positivo na autoestima através de melhorias da autoeficácia e na perceção que têm de si próprios relativamente à sua capacidade física e aparência.

Estes resultados são importantes, pois a forma como os adolescentes se percecionam fisicamente e a confiança que têm no “eu físico” tiveram melhorias significativas com uma metodologia centrada no treino de força. A inclusão do treino de força como forma de melhorar a saúde psicológica e física de adolescentes com excesso de peso e obesidade pode ser uma metodologia a adotar na intervenção de adolescentes com estas caraterísticas ponderais.