FITescola | O que diferencia um atleta?

08 Mai O que diferencia um atleta?

Os atletas são conhecidos pela sua dedicação à prática desportiva e caracterizam-se por um conjunto de comportamentos que os diferencia do resto dos praticantes.[ler mais]

Existem várias teorias acerca de como se “constrói” um atleta. Talvez a mais popular seja a ideia de que são precisas 10 000 horas de treino para que uma pessoa atinja o nível de rendimento desportivo aproximado à elite. Este pressuposto está longe de ser confirmado mas existem experiências que são comuns entre os atletas de alta competição. O estudo sobre a definição de atleta é ainda recente mas já permite identificar padrões entre a elite desportiva.

Um grupo de investigadores fez uma pesquisa para perceber quais os critérios usados para identificar atletas. O conjunto de critérios não só demonstrou como as características, que se julgam importantes para definir um atleta, variam de investigador para investigador mas, mais importante, quando combinadas, refletem um conjunto de experiências variadas que tornam estes indivíduos distintos. O estudo identificou 8 características que merecem ser mencionadas. Destacam-se os seguintes critérios por ordem descendente de importância:

1 – Participação em competições internacionais e/ou nacionais;
2 – Experiência na modalidade (em geral, definido como 13 anos de experiência);
3 – Profissionalização (participação em ligas profissionais da modalidade);
4 – Tempo dedicado ao treino (por exemplo, 7h por dia ou 3-16 sessões por semana);
5 – Formação em centros/academias de desenvolvimento da modalidade;
6 – Participação em competições regionais;
7 – Obtenção de níveis de rendimento considerados elevados na modalidade (por exemplo, cinturão negro em artes marciais, ou valores elevados de aptidão aeróbia em atletas de triatlo);
8 – Participação em ligas universitárias.