FITescola | Como reduzir o tempo passado em comportamentos sedentários

30 Abr Como reduzir o tempo passado em comportamentos sedentários

Os jovens passam em média cerca de 7 horas por dia “agarrados” ao ecrã (ver televisão, usar o computador, jogar consola) mas existem estratégias que podem ajudar a reduzir este tipo de comportamentos. [ler mais]

O comportamento sedentário está associado a doenças crónicas, preocupando cada vez mais os profissionais de saúde e entidades que procuram promover estilos de vida saudável junto da população. Os comportamentos sedentários dos jovens são maioritariamente caracterizados por momentos passados em frente da televisão, ou no computador, navegando pela internet, ou então, a jogar consola. As recomendações sugerem que este tipo de comportamentos tenham uma duração total de 2 horas por dia, no entanto, ainda estão por compreender quais são as estratégias mais eficazes para ajudar os jovens a cumprir esta recomendação. Alguns exemplos de estratégias devem ser considerados:

1 – Técnicas de mudança comportamental que integrem o reforço positivo, ou suporte social (amigos, família);
2 – Técnicas de mudança comportamental em combinado com o uso de tecnologia a fim de  monitorizar e limitar o tempo passado em comportamentos sedentários (ex. programar a televisão para desligar ou emitir um aviso após 1 hora de funcionamento).

O comportamento sedentário está ainda associado a outros comportamentos de risco, como a ingestão de alimentos de alto teor calórico, ou bebidas açucaradas. As estratégias também podem incluir um plano de ação para promover uma alimentação mais saudável.