FITescola | A atividade física melhora a função cognitiva

09 Nov A atividade física melhora a função cognitiva

Tem sido documentado que a aptidão aeróbia influencia o controlo cognitivo. Crianças com mais aptidão aeróbia tomam decisões mais rapidamente e têm melhor função cerebral. No entanto, os efeitos específicos da atividade física nos processos cognitivos e bases neuronais permanecem mais desconhecidos.

No âmbito do programa FITKids (Fitness Improves Thinking in Kids) investigou-se os efeitos da atividade física no comportamento e na função cerebral de crianças durante a execução de tarefas que requeriam maior concentração e atenção. Foi concluído que a atividade física melhora a função cognitiva ao nível da concentração (resistência às distrações/ capacidade em manter-se focado) e da capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. [ler mais]

Os resultados apontam para uma melhoria da aptidão aeróbia nas crianças do grupo de intervenção a par de melhorias significativas nos processos cerebrais que envolvem a concentração, retenção e utilização de informação e a capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. Estes resultados são bastante importantes para todos os agentes educativos. Uma vez que o sucesso na leitura e na matemática assenta nos processos de controlo cognitivo referidos, políticas ou opções que reduzam ou substituam o tempo de atividade física num dia escolar numa tentativa de aumentar o sucesso académico podem ter efeitos não consentâneos com a melhoria do rendimento escolar.