FITescola | Saiba como utilizar os testes de aptidão física
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08 Mai Saiba como utilizar os testes de aptidão física

A SHAPE (Society of Health and Physical Educators) emite, esporadicamente, recomendações para orientar a prática dos professores de Educação Física. [ler mais]

A filosofia do FITescola tem uma componente de educação para a saúde e foca-se em conceitos como “atividade física”, “aptidão física”, e “comportamento sedentário”. A avaliação da aptidão física está, particularmente, destacada na plataforma e, como tal, merece alguma atenção aquando da sua utilização. A SHAPE emitiu um conjunto de recomendações relacionadas com a utilização de testes de aptidão física:

1 – A avaliação deve ser feita com testes válidos, fidedignos, e que sejam objetivos;
2 – A avaliação deve ser precedida de instruções adequadas e tempo de prática;
3 – Os resultados da avaliação devem ser interpretados com base em critérios validados e estabelecidos para o teste em causa;
4 – Os resultados dos testes devem ser mantidos confidencialmente e não serem afixados para visualização de outros alunos;
5 – Os testes devem ser administrados em grupos relativamente pequenos e se, possível, usando estações;
6 – A avaliação deve ser, também, um processo contínuo e, assim sendo, promover a auto monitorização dos alunos;
7 – A avaliação deve ser feita de forma informal em alunos do 1º ciclo do ensino básico e, ao invés, reforçar a prática de atividade física e aprendizagem dos protocolos usados na avaliação;
8 – A avaliação deve promover um ambiente positivo, motivador, que conduza a uma experiência positiva;
9 – Os resultados da avaliação NÃO devem ser usados para classificar os alunos na disciplina de Educação Física (por exemplo, avaliação formativa ou sumativa do aluno).