FITescola | Já és uma pessoa ativa! Tenta agora passar menos tempo sentado
17836

30 Abr Já és uma pessoa ativa! Tenta agora passar menos tempo sentado

O comportamento sedentário é hoje considerado um fator de risco para doenças cardiovasculares. E não basta ser ativo… [ler mais]

O comportamento sedentário refere-se sobretudo à execução de uma atividade na posição de sentado, como por exemplo, ver televisão ou estar ao computador. É também interessante verificar que uma pessoa fisicamente ativa mas que passe muito tempo sentada aumenta igualmente o risco de vir a sofrer de doenças cardiovasculares. O comportamento sedentário é assim considerado um fator de risco para a saúde, independentemente do nível de atividade física que a pessoa tem regularmente. A maior parte das pessoas passa muito tempo sentada durante o dia. No entanto, os estudos indicam que pequenos intervalos e interrupções, que levem as pessoas a levantar-se da cadeira, podem induzir melhorias na saúde.

O melhor exemplo desta relação é talvez o estudo feito no Canadá que que acompanhou mais de 17000 homens e mulheres durante 12 anos. O estudo salientou que aqueles que eram fisicamente ativos, mas que que passavam mais tempo sentados aumentaram o risco de vir a sofrer de doenças cardiovasculares. Esta relação em adultos ainda não está bem definida. Sabe-se que o tempo que as crianças passam neste tipo de comportamentos sedentários tende a manter-se durante a adolescência e possivelmente até à vida adulta. Deste modo, a prevenção de comportamentos sedentários deve ser feita na fase inicial do desenvolvimento das crianças.

Para mais informação, consulte:

Dishman R.K., Heath G.W., Lee I.M. (2013). Coronary Heart Disease. In Physical Activity Epidemiology (2nd edition).