FITescola | A participação desportiva é benéfica para os jovens

30 Abr A participação desportiva é benéfica para os jovens

Os jovens que optam por participar em modalidades desportivas têm mais oportunidades de atingir os níveis recomendados de atividade física. [ler mais]

A maior parte dos jovens não é suficientemente ativa e, como tal, não beneficia da totalidade das vantagens que a atividade física tem para oferecer. Este cenário tende a agravar-se durante o crescimento, uma vez que os jovens se tornam menos ativos ao longo da adolescência. É relevante manter uma prática desportiva relativamente estável, ao longo do desenvolvimento, de modo a  ajudar as crianças e adolescentes a manterem uma prática regular de atividade física.

A prática desportiva é, frequentemente, encarada como um percurso para a especialização numa modalidade destinada apenas a crianças que aspiram vir a ser atletas. Esta perspetiva não tem em consideração as mais variadas vantagens que a prática desportiva tem para oferecer. A prática desportiva permite que os jovens sejam ativos durante períodos do dia que, possivelmente, seriam caracterizados por períodos de atividade física reduzida, e ocupados em atividades, maioritariamente, sedentárias.

A participação desportiva tem impacto na vida e na atividade física das crianças e jovens. Quando comparamos crianças e jovens que não praticam nenhuma modalidade desportiva, com aqueles que praticam desporto, são verificadas algumas diferenças:

1 – Os praticantes desportivos atingem mais  provavelmente os níveis recomendados de atividade física para a saúde;
2 – Os praticantes desportivos passam mais tempo em atividades físicas moderadas ou vigorosas.