FITescola | A Educação Física é abrangente: Facilita a aprendizagem

30 Abr A Educação Física é abrangente: Facilita a aprendizagem

A atividade física, em crianças e adolescentes, traz benefícios à estrutura e funcionamento do cérebro e pode melhorar o desempenho escolar. [ler mais]

O estudo do cérebro tornou-se, recentemente, uma das áreas mais interessantes para os profissionais que têm, como objetivo, a promoção de comportamentos ativos em crianças e adolescentes. Para além dos conhecidos benefícios para a saúde cardiovascular, a atividade física surge agora associada a uma série de melhorias na estrutura e nos processos cerebrais, podendo conduzir a um melhor desempenho escolar.

Estes dados recentes vêm contrariar a tendência em alguns países que têm vindo a optar pela redução das oportunidades para a prática de atividade física, nomeadamente, limitando o tempo despendido pelas crianças e adolescentes na disciplina de Educação Física, ou no recreio escolar, substituindo-o pelo aumento da carga horária em outras disciplinas (ex. Matemática).

A Educação Física surge, assim, como uma oportunidade única para influenciar e oferecer experiências ativas  e, por conseguinte, facilitar a aprendizagem  em outros domínios.

O cérebro é uma estrutura plástica que pode beneficiar com um estilo de vida ativo. Mais concretamente, a atividade física em crianças pode traduzir-se em várias melhorias:

1 – Atenção (ser capaz de se manter atento por maiores períodos de tempo);
2 – Controlo inibitório (ser capaz de inibir comportamentos impulsivos e menos adequados);
3 – Memória (ser capaz de reter informação e usá-la com mais facilidade).