FITescola | O estilo de vida dos pais é um exemplo para os filhos
18169

08 Mai O estilo de vida dos pais é um exemplo para os filhos

A participação das crianças em atividade física é, em grande parte, influenciada pelos estilos de vida dos seus pais. [ler mais]

Existe um grande interesse em tentar perceber as razões pelas quais umas crianças decidem ser mais ativas enquanto outras decidem passar mais tempo em comportamentos sedentários, como por exemplo, ver televisão ou usar o computador para navegar na internet. Existem vários fatores que explicam estas diferenças. Por exemplo, as crianças são mais ativas se a escola em que estão inseridas possibilitar que estas frequentem aulas de educação física, recreios escolares, ou atividades desportivas extracurriculares. No entanto, existem outros fatores que vão para além da escola, e que estão sobre o controlo das famílias responsáveis (por exemplo, pais) pelo desenvolvimento das crianças. Os pais são uma referência para as suas crianças e, como tal, têm um papel preponderante na promoção de comportamentos saudáveis, como é o caso da prática de atividade física e a redução de comportamentos sedentários.

Um grupo de investigadores fez um resumo de vários estudos para perceber o impacto das decisões familiares na prática de atividade física das suas crianças. Os resultados indicaram que o comportamento dos pais pode predizer parte da atividade física das crianças. Mais especificamente:

1 – O suporte ou incentivo dado pelos pais;
2 – A própria prática de atividade física dos pais.

As mesmas relações, mas para os comportamentos sedentários, mostraram, consistentemente, que o número de horas passadas pelos pais a ver televisão estava associado a mais comportamentos sedentários das suas crianças.