FITescola | Bebidas cafeinadas: Efeitos no humor, padrão do sono e desempenho de crianças e adolescentes

11 Mai Bebidas cafeinadas: Efeitos no humor, padrão do sono e desempenho de crianças e adolescentes

O consumo de bebidas cafeinadas, por crianças e adolescentes, é preocupante, uma vez que se mostra relacionado com a privação do sono e alteração de humor. [ler mais]

A disponibilidade de produtos com cafeína e, portanto, com propriedades estimulantes, tem aumentado nos últimos anos e, como consequência, existe também uma maior exposição dos jovens a estes produtos.

O consumo de bebidas cafeinadas, por adolescentes, tem-se verificado um hábito comum, principalmente, quando o objetivo é a melhoria do estado de alerta (privação do sono) e a diminuição da fadiga, em momentos que exigem grande concentração, como os dias anteriores a avaliações. É ainda de salientar a pressão social e o poder das campanhas publicitárias dirigidas, especificamente, a esta faixa etária, assente nos benefícios do consumo de bebidas estimulantes, sem qualquer alusão aos potenciais riscos associados ao consumo precoce e/ou em excesso.

A evidência científica sobre o consumo de bebidas cafeinadas e os seus efeitos na população pediátrica é escassa, ainda assim, existem algumas associações que merecem atenção:
1- O consumo de cafeína mostra-se associado à diminuição da duração do sono (potencialmente relacionado quer com a ausência de habituação à cafeína, quer com o seu consumo elevado);
2- O consumo de cafeína, especificamente em adolescentes, parece melhorar o desempenho e o humor, minimizando os efeitos negativos da privação crónica do sono;
3- Os fatores que mais influenciam a ingestão de bebidas cafeinadas, por crianças e adolescentes, são os potenciais efeitos benéficos no humor, desempenho e estado de alerta.